GERENCIAMENTO DE OBRA

O gerenciamento de obra é um serviço que tem como objetivo garantir a concretização do projeto dentro do prazo estipulado, com respeito aos custos previstos, os padrões de qualidade e desempenho, e as normas técnicas; possibilitando total controle e conforto para o cliente.

Para uma melhor compreensão dividi em duas etapas, na prática, a administração e a coordenação acontecem quase sempre paralelamente.

1ª etapa

Administrativa:

Esta etapa é o planejamento da obra. Serão elaboradas planilhas de custo geral, planilhas de cotações, programações de pagamentos, controle de notas e reembolso, e um cronograma com a logística de cada trabalho, bem como as datas de entrega dos materiais adquiridos.

A primeira planilha é chamada de planilha de custo estimado, com ela é possível relacionar e quantificar tudo que será necessário para construção, ou seja, os serviços contratados e os materiais. Esta planilha é estimada, pois parte dos itens serão orçados de forma simplificada (normalmente são elementos específicos de cada projeto), ou seja, os desenhos serão enviados para o fornecedor de cada item, como por exemplo...um marceneiro, um empreiteiro, uma empresa de caixilhos... Os outros itens descriminados na planilha terão seus valores considerados como uma verba extra a ser gasta, são elementos comuns na maioria das obras, como por exemplo, material para pintura. Por isto, os valores podem ser facilmente previstos.
Após essa visualização total do processo, serão feitas cotações dos serviços e materiais com diferentes fornecedores. A partir de então, a planilha estimada passa a se chamar "planilha de custo real". Com tudo planejado, podemos de fato começar a obra, aí entra a 2ª etapa do gerenciamento.

2ª etapa

Coordenação:

Neste momento, o profissional responsável deve conferir todos os serviços em execução, cobrar prazo e qualidade dos fornecedores, conferir materiais e dar suporte técnico e funcional aos fornecedores e ao cliente.

O ideal é que o arquiteto que projetou execute a obra, pois ele saberá solicitar e cobrar detalhes que foram importantes para garantir o sucesso do projeto como um todo. O valor do investimento para contratar este serviço, de acordo com a tabela do IAB, gira entorno de 12% a 15% do custo da obra, esta variação é compativel ao grau de complexidade e de responsabilidade assumida pelo profissional.

Vale frisar que é possivel contratar os serviços de projeto, gerenciamento e consultoria em conjunto, ou individualmente

projetos gerenciados: