PROJETO COMPLETO

O projeto completo é um serviço para quem tem demandas que necessitem de intervenções maiores, seja ela uma reforma ou mesmo uma construção nova. Diferente da consultoria e distinto do gerenciamento de obras.

O primeiro passo é agendar com o cliente, de preferência no local a ser projetado, para conversarmos sobre suas necessidades, recursos financeiros e prazos. Com estas informações, será desenvolvida uma proposta comercial que será apresentada para o cliente, por email ou pessoalmente. O prazo de execução do projeto inicia-se na data do fechamento da proposta.

As etapas do desenvolvimento do projeto são:

1ª etapa

ESTUDO PRELIMINAR

Prospecção de informações. Se for uma reforma, serão necessárias: medidas reais, planta de estrutura, hidráulica, elétrica e outras informações do imóvel. Se for uma construção nova: medidas dos terreno, levantamento dos níveis, pontos de entrada de água, luz, etc...

O profissional irá fazer um estudo de referencias que enviará para o cliente, intensificando o conhecimento dos gostos do mesmo. O mesmo serve para projetos comerciais, onde deverão ser estudadas questões de funcionalidades e detalhes sobre o trabalho que será desenvolvido em cada ambiente.

Os produtos gráficos desta primeira etapa são diagramas de distribuição de ambientes e outros desenhos que se fizerem necessários, bem como sugestões de pisos, acabamentos, iluminação, retiradas e/ou construção de paredes, troca de janelas, enfim.... com tudo isso, será possível ter um panorama geral da ocupação dos espaços e suas particularidades.

Nesta etapa não há detalhamentos e especificações de fornecedores, compreendendo apenas idéias iniciais para definição das diretrizes do projeto juntamente com o cliente.

2ª etapa

ANTE PROJETO

Após a aprovação dos layouts definidos na etapa anterior, esta é a etapa onde o projeto “ganha vida”!

Serão desenvolvidos estudos em 3D com todos os móveis, revestimentos, cores, iluminação, cortinas, tapetes, adornos, etc.... assim, o cliente poderá ver exatamente as idéias propostas!

Além disto poderá haver uma planta baixa com algumas medidas para que o cliente tenha uma melhor noção dos espaços propostos. Com uma definição maior de detalhes, o projeto caminha para a representação “pratica” digamos assim, onde ele se transforma em desenho exeqüível! Caso haja revisões no projeto elas aparecerão na próxima etapa, pois normalmente o conceito do projeto já está definido. Nesta etapa também apresentamos ao cliente amostra dos materiais que foram sugeridos no 3D.

3ª etapa

PRÉ –EXECUTIVO

Nem todos os projetos precisam desta etapa. Normalmente projetos mais complexos, que precisem de reformas estruturais, instalações específicas de ar condicionado, uso especial de energia e etc... Ou seja, se em uma reforma, além do projeto de arquitetura, for necessário um estudo estrutural, será contratado pelo cliente um projeto complementar de estrutura, assim como um projeto complementar de ar condicionado, elétrica, hidráulica, iluminação....

É nesta etapa que o arquiteto sobrepõe as informações afim de verificar os imprevistos e problemas no momento da execução. Por exemplo: entre o forro e a laje temos de passar a infra-estrutura para o ar condicionado, mais antes temos de verificar se a tubulação não passa por nenhuma luminária embutida no forro, entendeu?

4ª etapa

EXECUTIVO

Nesta etapa, todos os detalhes aparecem tecnicamente desenhados. Para que, a pessoa que for executar (de preferência o arquiteto que desenhou) consiga concretizar o projeto.

Pronto, o projeto está completo, com todas as plantas...o que demolir e construir, o layout geral, as respectivas instalações (posicionamento de pontos de água, esgoto, tomadas novas), iluminação, piso e revestimentos, forros e sancas. Ampliação dos ambientes, com elevações e cortes indicando todas as medidas, os móveis que serão executados pelo marceneiro, e assim vai....